Ocorreu na manhã de terça-feira (25), no gabinete da Prefeitura Municipal de Cassilândia, uma importante reunião sobre o futuro do ensino superior e a tão aguardada instalação do Curso de Direito na cidade.
O reitor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio de Carvalho, e sua comitiva, traçaram novos planos para o ensino superior de qualidade aqui na cidade.
O prefeito Jair Boni e o vice-prefeito Valdecy Costa, reforçaram apoio à entidade, e querem ampliar a parceria com a Universidade. Estão dispostos a cederem uma área maior para a instalação de novos cursos, como Direito e Veterinária, inclusive com a possibilidade de ceder um prédio no centro da cidade. Também participou da reunião o secretário municipal de Administração, Davi Ferreira.
Afinal, terá curso de Direito em Cassilândia? - Uma promessa de campanha e um desejo antigo da população parece estar próximo de se tornar realidade, segundo informou o reitor da UEMS.
“Temos que respeitar as decisões dos nossos conselhos internos, mas existe um compromisso sim da reitoria, para a abertura dessa turma aqui, estendida de Paranaíba”, afirmou Carvalho, que explicou que para a abertura de uma nova turma, o processo passa por várias tramitações e comissões internas.
Segundo explicou o reitor, a comissão que foi criada para levantar a viabilidade da instalação do curso aqui em Cassilândia já esteve na cidade e produziu um relatório aprovando a instalação do curso.
“Nesse momento, temos um clima favorável, vamos agora tramitar internamente junto a pró-reitoria de ensino. Também já conversamos com professores do curso de Paranaíba, que se colocaram à disposição para ofertar esse curso aqui”, adiantou Carvalho, que explicou que além dos trâmites internos, precisa também passar pela Câmara de Ensino, o CEF e em seguida, assinar o convênio junto à Prefeitura e à Câmara dos Vereadores. “Em breve quero voltar e anunciar, após a aprovação, a abertura deste tão sonhado curso”, afirmou.
A expectativa é que esse alinhamento seja costurado até julho deste ano e estima-se que o curso será aberto com 50 vagas em Cassilândia.
Apoio do Governo do Estado - O reitor fez questão de destacar o apoio do governador Reinaldo Azambuja, bem como das bancadas federal e estadual, para o desenvolvimento e fortalecimento da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Inclusive, anunciou melhorias no Campus de Cassilândia, como a aquisição de um automóvel novo, com recursos da bancada federal, que irá atender os professores, bem como a ampliação de duas salas de aula, com emendas da bancada do estado e também a instalação de uma quadra poliesportiva de grama sintética.
E lembrou também a ampliação do Auxílio Permanência para 1.200 alunos vulneráveis, que receberão um auxílio no valor de R$ 550, medida aprovada pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel.
Por Cassilândia em Foco
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
COP 29: Instituto Senai de Três Lagoas apresenta projetos para uma economia de baixo carb...
Dia 19 inicia a 3ª edição da Operação Cata-Treco em Aparecida do Taboado
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Prefeito José Natan tem administração, tem carisma e tem popularidade
Campanha Novembro Azul conscientiza os homens sobre a importância da saúde masculina